segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Coluna de guitarra por Luiz "Luy" Azevedo - Campo Harmônico Maior





 Hoje eu vou postar um outro assunto, também pedido através do meu email, muito importante para o desenvolvimento musical que é Campo Harmônico. Quem acompanha o meu blog e quiser pedir algo pode ficar a vontade, assim que puder eu posto aqui uma coluna que te ajude a esclarecer as dúvidas. Forte Abraço Luy A música popular vem utilizando já faz um bom tempo o tipo de análise onde os acordes que formam suas progressões têm cada qual uma função definida em relação à tônica, e o estudo aprofundado deste tema é a famosa Harmonia Funcional. Para que possamos entender as principais ligações entre os acordes, suas funções e o estudo mais profundo de harmonia, precisamos entender inicialmente o Campo Harmônico. Como o próprio nome diz campo harmônico é o campo da harmonia, lembrando que harmonia nada mais é que notas tocadas de forma simultânea (acordes) e melodia são notas tocadas de forma sucessivas (solo). Sendo assim campo harmônico pode ser visto como campo dos acordes. Dentro deste campo existem algumas regrinhas para conseguir construí-los. Definir que o campo harmônico são escalas tocadas em acordes é uma outra forma de se compreender. Para entendermos muito bem do assunto harmonia, precisamos conhecer os principais campos harmônicos: maior, menor natural, menor harmônico e menor melódico. Vamos iniciar esse estudo com o campo harmônico maior. Para desenvolvermos os passos da construção do campo harmônico maior é preciso saber os principais tipos de tríades. São elas: maior, menor, aumentada e diminuta. No caso do Campo Harmônico maior utilizaremos tríade maior, menor e diminuta. Escreva a escala maior que vai dar origem ao campo harmônico em questão. Agora sobreponha uma terça sobre cada nota que compõe a escala maior escrita. Aqui é que precisamos ter atenção, esta sobreposição só usará as notas que formam a escala maior escolhida. Por exemplo, em Dó Maior todas as notas devem ser naturais porque a escala de Dó maior não tem acidentes. Se fosse a escala de Ré Maior todo Fá será sustenido (#) e todo Do também será sustenido (#), pois em sua construção essas notas levam esses acidentes. Sendo assim terças maiores e menores serão geradas. Depois coloque novamente outras terças sobre as terças que foram colocadas anteriormente. Pra quem não sabe este é o processo de construção das tríades. Isso feito vamos destacar quais foram os tipos de tríades que surgiram. Agora se colocarmos mais uma vez um intervalo de terça vai surgir os famosos acordes com sétima, muitas vezes também chamado de tétrades. Vamos analisar quais foram os acordes com sétima (tétrades) que surgiram. O campo harmônico maior sempre seguirá essa regra mesmo quando mudando de tom. Toda escala maior tem um acorde maior em primeiro grau, menor em seu terceiro grau, menor em seu sexto grau e assim por diante. Isso é o campo harmônico maior!

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