quarta-feira, 3 de setembro de 2014

ESCALA DIATÔNICA MENOR - AULA DE VIOLÃO E GUITARRA (COLUNA DE LUY AZEVEDO)



A escala maior e a escala menor são as principais ferramentas utilizadas para se construir o universo da música ocidental. Mesmo que ambas tenham suas notas parecidas é no contexto harmônico que notamos suas diferenças.
Veja no exemplo abaixo como é possível sentir a diferença auditivamente dos dois trechos:
|          C         |          Dm     |          G         |          C         |          =         Dó maior
|          Am     |          Dm     |          G         |          Am     |          =         Lá menor

O primeiro método de construção que vamos estudar é o de intervalo (distância entre duas notas).
A fórmula estabelece a distância entre os graus, e a disposição destes intervalos é que caracteriza a personalidade sonora de cada escala.
Lembre-se que a escala menor também é diatônica da mesma forma que a escala maior. Em caso de dúvida veja a explicação postada anteriormente na coluna sobre escala maior.
Repare que a escala de Dó maior e a escala de Lá menor contém as mesmas notas, porém uma inicia pela nota Dó e a outra pela nota Lá.

Da mesma forma que se usa a tonalidade de Dó maior, na construção das escalas maiores, devido a sua perfeição por não possuir acidentes, usa-se a escala de Lá menor pelo mesmo motivo quando se estuda a construção da escala menor. Toda escala diatônica menor obedece essa disposição intervalar: Tom - Semitom - Tom - Tom – Semitom - Tom - Tom.
Devido à fácil transposição tonal que a guitarra e o violão nos oferecem, basta manter os mesmos modelos ou desenhos da escala maior que teremos a escala menor. Isso se dá devido à semelhança das notas entre as escalas maiores e menores.
Decore os modelos, mas não se esqueça de decorar também cada nota que está digitando, pois modelos são apenas ferramentas e não a razão do estudo das escalas em geral.

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