Vamos
tomar a escala maior como ponto de partida:
C Dm Em F G Am Bm(b5)
da
mesma forma que foi visto no assunto escala relativa, podemos montar também o
campo harmônico menor com o mesmo conceito, lembrando que todo sexto grau de
qualquer escala maior encontra-se sua relativa menor.
Am Bm(b5) C Dm Em F G
Concluímos
que o campo harmônico menor possui as mesmas notas e os mesmos acordes do campo
harmônico maior, mas suas funções harmônicas são diferentes, pois estamos
tratando de uma nova concepção harmônica e consequentemente uma nova
sonoridade.
Campo
Harmônico Maior
M
m m
M M
m m(b5)
Campo
Harmônico menor
m m(5b) M
m m
M M
Pela
tônica já conseguimos notar a diferença
Segue
a tabela do campo harmônico menor natural em tríades dentro de todos os tons.
Relembrando:
“Utilize
essa tabela para criar outras combinações e depois tente tocá-las em outros
tons, isso te ajudará a criar um senso harmônico mais coeso.”