terça-feira, 31 de março de 2015

CONEXÃO ESCALA MAIOR E ESCALA MENOR + PENTATÔNICA MENOR 7 - AULA DE VIOLÃO E GUITARRA ( COLUNA DE LUY AZEVEDO )



A escala pentatônica surge a partir da retirada de duas notas da escala maior ou da menor. No caso da escala maior retira-se a quarta e sétima (IV e VII) notas, se for a escala menor retira-se a segunda e sexta notas (II e VI). Veja no exemplo a seguir como ficaria em Dó Maior e Lá menor:
Escala Maior       : C   D   E   F   G   A   B   C
Pentatônica m7 : C   D   E   _   G   A   _   C
Escala menor      : A   B   C   D   E   F   G   A
Pentatônica m7 :  A   _   C   D   E   _   G   A
Note que as duas notas retiradas são as notas que formam o trítono no tom de Dó Maior ou Lá menor. Lembrando que esse intervalo é de sonoridade peculiar e muito instável, causando grande dissonância.
Dessa forma podemos concluir que as escalas maiores e menores devido ao fato de terem essas duas notas a mais, resultam numa sonoridade muito mais rica e até mesmo mais complexa, em uma análise mais aprofundada de seus intervalos e também em seu aspecto sonoro.

A seguir vou deixar um gráfico da união de ambas escalas com a pentatônica m7. Como estudo, proponho utilizar suas idéias e licks pentatônicos juntando essas notas adicionais para sintir o resultado sonoro.